sábado, fevereiro 18, 2006

Teoria das Preferências Reveladas (2)

Grande post. Parabéns, é um assunto original e que implica consequências económicas multi-direccionais. Os meus parabéns desde já. Contudo, e de forma a aumentar o grau de discussão que este blog escasseia, tenho algumas opiniões.
Como primeiro ponto penso que o problema é que estás a olhar para o problema apenas do lado da oferta das mulheres e procura dos homens. Estás a assumir que a mulher aceita um homem que a procura, ou que os homens não têm custos inerentes ao facto de serem rejeitados. (não é que sejam problemas graves, ou não resolúveis com uma hipótese).
Segundo ponto, falas de bem de reputação, isso é interessante. Um problema recorrente dos bens de reputação é que os produtores (neste caso as mulheres) conseguem praticar preços crescentes com o aumento da concorrência. Neste cenário ao aumentar o número de mulheres disponíveis para um homem num espaço (ex. bar), aumentam os custos de este procurar alguma que lhe interesse. Pode parecer estranho, mas pensa na diferença entre os maximizadores e os satisfiers que dizes. Será que o garanhão tem mais hipóteses de conseguir uma mulher num bar com muitas mulheres onde não conhece nenhuma, ou num bar mais pequeno onde conhece toda a gente? A reputação só se transmite quando existe transmissão de incentivos pela oferta (mulheres), e estas por exemplo se conhecem entre si e sabem que competem umas com as outras. Uma outra associação interessante é que podes olhar para este cenário da seguinte forma: o preço neste mercado é o homem mais feio que cada mulher está disposta a aceitar. (isto é engraçado).
Um terceiro comentário é em jeito de complemento – verificar os problemas que existem na relação económica. Existe um maior risco quando a oferta é maior. Este risco talvez não tenha origem na selecção adversa que falavas porque nesse caso estava implícito que a mulher teria mais informação sobre as suas qualidades que o homem que a “escolhe”, isto é estranho porque as preferências são impossíveis de caracterizar (beleza e gostos). Por outro lado tenho que admitir que num bar o álcool pode levar a que haja uma distorção da percepção da beleza que o homem vê, e assim poderá escolher erradamente, mas mesmo neste caso penso que o problema também é de informação assimétrica, mas terá a ver com risco moral, neste caso ex ante. Isto significa que o homem antes de assinar o contrato com a mulher (normalmente assinalado com um beijo), altera o valor desse contrato fazendo uma acção que não estava prevista nesse mesmo contrato (o que normalmente num bar significa o homem pagar uns copos à mulher para alterar a sua percepção sobre a actual beleza do homem).
Como um quarto complemento que existe uma relação bidireccional, de homem para mulher e mulher para homem em que existe procura e oferta reversível dependendo do lugar onde observas. Mas para além de esta análise se tornar praticamente impossível (porque o produtor é consumidor ao mesmo tempo), acho que fizeste bem em analisar apenas do lado dos homens.
Em jeito de despedida resta dizer que a mulher como oferta tem um problema que os homens não têm: a sua publicidade (ou seja as roupas, a maquilhagem, etc.) não consegue dar resposta positiva a uma procura estocástica dos homens. Isto em português quer dizer que a mulher não está sempre “produzida” (não está sempre igual à forma como o homem a percepciona, e dai os sustos que alguns satisfiers têm quando olham para a almofada ao lado de manhã).
Muitos parabéns pelo post.

1 Comments:

At 18 fevereiro, 2006 04:07, Anonymous Anónimo said...

backward induction se olharmos para o resultado (seja neste caso na manhã a seguir) e verificarmos que aquilo que falavas das expectativas não confirmadas. Mas haverá selecção adversa numa relação com gostos n objectivos? Eu disse primeiro que não por causa do facto de n haver uma verdadeira diferença no conhecimento do bem. No caso do vendedor de automóveis usados (modelo de Akerlov) o vendedor sabe o estado do carro que está a vender, o consumidor n. Ai existe selecção adversa (e a tal perda de mercado potencial que falei). Uma forma de resolver este problema são as compras repetidas ao mesmo fornecedor =)

 

Enviar um comentário

<< Home